lunes, 6 de octubre de 2014

Brasil: Para os presidenciáveis,os Negros não existem. - Douglas Belchior.

"O racismo brasileiro é foda!"
Agora no 2o turno das eleicões, entretanto acompanhando os debates e entrevistas dos presidenciáveis conclui que: "A populacão negra não existe do ponto de vista dos dereitos sociais, humanos ou da a economía"
 "Estão presentes no imaginário dos presidencíves apenas no lugar de sempre: como alvo das armas do estado"
Douglas Belchoir
Tenho várias impresões sobre cada um dos candidatos e candidatas. Meu voto e apoi definido neste primero turno -em Luciana Genro, do Psol. Poderia elencar aqui os motivos, mas quero me ater a algo que provoca muito mais: a maneira como os candidatos e candidatas tratam (ou não) da questão racia no Brasil.
Ao fim do último debate, ficou muito forte uma impressão -agora constatacão- que percibi nos discursos e não-discursos de todos eles e elas. E me lembrei de um dos textos de Jaime Amparo, quando cita Franz Fanon e recupera uma de suas ideias, sobre a impossibilidade negr no mundo social. Para Fanon, nós negras e negros habitamos uma zona chamada 'a zona do não-ser'. Somos, por assim dizer, civilmente/socialmente mortos e é essa morte ontológica.

Foi assim que me senti, enquanto negro, diante da elaboracão, das ideias, dos programas e do discurso partidário de todos eles e ela: Não sendo. Não existindo. Invisibilizado. E quando lembrado, estigmatizado.
Pergunto aos mais velhos: qual foi a última vez ou o último peródo em que o debate sobre racismo foi tão presente e evidente no Brasil? Talvez no auge do debate sobre cotas raiais há us 10 anos? No centenário da abolicão do século 19?
.-  http://www.kaosenlared.net/america-latina-sp-1870577476/al/brasil/97373-brasil-para-os-presidenci%C3%A1veis,os-negros-n%C3%A3o-existem


No hay comentarios:

Ir arriba

ir arriba
Powered By Blogger