skip to main |
skip to sidebar
Brasil: “Não queremos toda a América do Sul de volta”, diz líder Guarani
.Em debate sobre situacão de demarcacão de tierras indigenas no Brasil, papel das mulheres nas decisões políticas das tribos é destacado Por Bruno Paván
Da Redacão
Aconteceu na Universidade de São Paulo desta quinta-feira (3o) o evento "Kunhague Mbaratae: as mulheres indígenas na luta pela terra".
Realizado na Universidade de São Paulo (USP), o encontro reuniu liderancas femeninas das aldeias Takoha Yvo, de Guaíra no Paraná, e da Tekoa Tendondé Porá, situada no extremo sul de São Paulo.
Entre as convidadas para o debate estavam as professoras Paulina Mbaraete e Jera Giselda, que partiipan ativamente das tomadas de decisão de suas tribus. A luta de ambas é comum; ter un pedaco de terra demarcado onde possam plantar, vivir e ensinar seus costumes para a próxima geracão de seu povo.
Giselda faz parte da lideranca desde 2008 e afirma que os homens a receberam bem. Já a vice-lideranca dos Tekoha Yvo reforca que o machísmo dentro e fora das aldeas ainda limita a participacão das mulheres nesse processo de tomada de decisão
Crscimiento das aldeias
leer más http://www.brasildefato.com.br/node/30364
No hay comentarios:
Publicar un comentario